Escultura / Joalharia de Patrícia Franco
Este é o tema da próxima exposição de arte contemporânea a decorrer no Artemísia a partir do dia 4 de Março de 2011. Trata-se de uma extensão da exposição principal dos trabalhos de escultura desta artista, no showroom da galeria e atelier de arquitectura ASVS. A ASVS está situada na rua de Santa Catarina, 678, no Porto. A exposição dá inícios às 19h00 deste dia, com a presença da artista.
Patrícia Franco
"Criar esculturas orgânicas, tendo por base formas geométricas, é algo recorrente no meu trabalho, e que continuo a desenvolver nesta série. Inspirada na complexidade e riqueza de cores, texturas e funcionamento do sistema circulatório, respiratório e reprodutor feminino, desenvolvi esta série de objectos, suspensos, tendo por base formas esféricas, femininas e, talvez por isso mais familiares, que acompanham o próprio pulsar da execução da malha, em espiral (loop).
Estas peças contrapõem metal e orgânico, delicadeza, transparência e desumanidade, oferecendo uma experiência emocional de algumas das infinitas paisagens evocativas dos órgãos do corpo."
Biografia
Nasceu em 1977, Porto, Portugal. Vive e trabalha no Porto.
Com formação em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e experiência profissional em programação e produção cultural desde 1999 é, actualmente colaboradora da Galeria IMERGE (Porto), desenvolvendo o seu projecto artístico na área da escultura e joalharia contemporânea desde 2007.
Expõe regularmente desde 2007, em exposições colectivas e individuais, destacando em 2008, o comissariado e participação enquanto autora em "Do design, Da técnica: 4 perspectivas da Joalharia Contemporânea", Centro de Design de Óbidos; em 2010, foi seleccionada para o projecto "Destination Portugal" do Musem of Modern Art de Nova Iorque, e do MoMA Japão e ainda para uma exposição colectiva de artistas portugueses, PT a PROP na Galeria Aragon 232, Barcelona. Expôs ainda individualmente na Galeria IMERGE, "Calígena" (instalação) e realizou a exposição individual "BREASTFEEDING" na Casa do Professor em Braga. Ainda em 2010 foi seleccionada pelo Ministério da Cultura para o evento CULTURÁLIA, enquadrado na Programação Cultural da CIMEIRA DA NATO LISBOA 2010, Mosteiro dos Jerónimos.
A autora utiliza, em todo o corpo do seu trabalho – escultura, joalharia ou instalação - técnicas do têxtil, resultando em malhas de tricot e crochet, peças bordadas ou tecidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário